Cantata de Natal homenageia poeta

Escrito por Vanessa Moraes em 30 de novembro de 2011

Na noite de terça-feira, 29 de novembro, os alunos do curso de licenciatura em Educação Artística do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participaram da Cantata de Natal “O sininho que não parava de tocar”, realizada no Clube São Pedro, em Engenheiro Coelho. O evento foi uma homenagem ao poeta Tobias Pinheiro.

Aproximadamente 30 crianças do “Biblioteca Coral” participaram da cantata, que contou também com a Orquestra do Unasp, sob a regência de Daniel Socakacheski . A prefeita do município, Rosemeire Scholl, compareceu para prestigiar a programação, que também recebeu os pais e amigos dos cantores mirins.

O Biblioteca Coral surgiu na intenção de estimular a visita das crianças à biblioteca da cidade. Para unir o útil ao agradável, uma das organizadoras do evento, Nica Antunes, quis homenagear o poeta Tobias Pinheiro numa combinação de música com poesia.

As músicas entoadas foram “Soam os sinos”, “Um sino é maravilhoso”, “Pastores ouvem os anjos”, “O segredo dos pastores”, que contou com a participação dos professores do Unasp, “Num berço de palha” e “Quão grande amor”.  Entre as músicas, alunas do coral recitaram poesias em homenagem à Pinheiro e o próprio poeta recitou uma de suas obras, “A dúvida”. A professora Rosemeire Barreto fez uma apresentação especial cantando a música “Holy Night”.

A formanda Maria Cassiana ficou emocionada com a apresentação dos pequenos. “Me senti muito feliz, pois, as crianças demonstraram crescimento vocal e se portaram bem no palco”, afirma. Maria conta que a apresentação foi muito elogiada e que o público reconheceu que o trabalho teve rendimento em tão pouco tempo. “Nós também constatamos que o nosso trabalho deu certo”, comemora.

Luciana Reis também está concluindo a licenciatura em Educação Artística e se sente realizada com o trabalho desenvolvido ao longo deste ano. “Valeu a pena! Ver a felicidade das crianças foi muito bom”, relata.

A coordenadora de estágios para o curso de Educação Artística, Ailen Lima, fica feliz em ver o desenvolvimento de seus alunos, já que no próximo ano já estarão no mercado de trabalho colocando em prática o aprendizado da sala de aula e também dos estágios. “É muito gratificante ver os alunos que vieram fazer uma graduação, e, de repente, estão regendo, cantando e tocando, desenvolvendo um projeto como este em tão pouco tempo”,  diz.

A Cantata de Natal foi fruto do trabalho dos alunos do 3º ano de Educação Artística do Unasp. Esses alunos fazem estágio uma vez por semana nas escolas de Engenheiro Coelho dando aulas de música. Ensinam o que aprendem em sala de aula como elementos musicais, notas, afinação, entre outros.