Unasp recebe encontro literário

Escrito por Equipe ABJ Notícias em 23 de novembro de 2011

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu no feriado de 15 novembro um encontro literário. Mais de  60 representantes da literatura da Região Metropolitana de Campinas estiveram reunidos nas instalações da instituição para o I Congresso Regional das Academias de Letras. O evento ocorreu sob a coordenação do presidente da Academia Nogueirense de Letras, Camilo Martins.

O objetivo do encontro foi fortalecer a cultura literária dos municípios participantes e fomentar a criação de Academias de Letras nas cidades onde ainda não existem e reorganizar as que estão desmotivadas. Dentre as entidades participantes, estavam a Campinense, Limeirense, Jundiaiense, Piracicabana e a de Hortolândia. Na programação houve palestras, lançamentos de livros e troca de experiências acadêmicas. Um grupo musical de angolanos, estudantes do Unasp, entoaram canções africanas que encantaram ainda mais os momentos poéticos que envolveram os convidados.

Uma das presenças ilustres do evento foi o poeta, ficcionista e crítico gaúcho, Carlos Nejar, 72 anos, que ocupa a cadeira número 4 na Academia Brasileira de Letras (ABL). Nejar é visto como parte dos dez poetas de maior importância no Brasil pela revista americana Literature World Today, e ainda é dito no mesmo site que ele está entre os 37 poetas-chaves do século, entre os anos 1890 à 1990 e entre 300 autores memoráveis, mencionado em Poesia y Poéticas del Siglo XX en la América Hispana y el Brasil, do crítico suíço Gustav Siebenman.

Outro ponto alto da programação, além da palestra de Nejar, foi a homenagem ao jornalista, escritor e poeta Tobias Pinheiro, ex-presidente da academia carioca de letras. Ele declamou um poema do poeta maranhense Raimundo Correa de Araújo. Tobias Pinheiro ouviu um poema de sua autoria, do livro Sonetos, ser declamado pelo amigo pastor Assad Bechara. Depois, ouviu o poeta Camilo Martins declamar um soneto que fez em sua homenagem.

Apesar da forte chuva que caiu durante a manhã e a tarde do encontro, todos os participantes ficaram encantados com as instalações do Unasp. Tanto a recepção como as delícias oferecidas no restaurante da instituição foram motivos de elogios por parte dos convidados. Os participantes solicitaram que o próximo encontro, no ano que vem, também seja realizado no Unasp.