Evento enfatiza aprendizagem em sala de aula

Escrito por  em 22 de setembro de 2011

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, promoveu a 1ª Semana Pedagógica, entre os dias 11 e 15 de setembro. O evento ofereceu palestras de motivação em sala de aula com a participação de professores de outras universidade, além de realizar o lançamento de um livro escrito por professores do Unasp. A obra Aprendizagem: Múltiplas visões sobre o Aprender, organizada pelo professor Eliel Unglaub, foi publicada pela editora Unaspress.

Betânia Lopes, professora e coordenadora do curso de Pedagogia, diz que o principal objetivo do encontro foi enfatizar a motivação em sala de aula. “O objetivo da semana foi trabalhar a motivação na aula. Com tanta tecnologia, a dificuldade de aprendizagem em sala é muito grande, mas fora do circulo escolar é muito prática”, relata, referindo-se ao uso de celulares, iphones e notbooks que são usados em sala, quando deveriam ser aproveitados em outra ocasião.

Convidados especiais participaram da semana, como a professora Sueli Édi Rufini, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Sueli falou sobre “Motivação para a aprendizagem: Um importante desafio”. Outra importante participação foi a da professora Evely Boruchovitch, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que discorreu sobre o tema “Tecendo as considerações para a prática pedagógica”. José Aloyseo Bzuneck, também professor da UEL, abordou a “Eficácia de professores e motivação de alunos do ensino fundamental”. O psicólogo e pastor do Unasp, Elias Pereira, também fez uma palestra sobre o bullying na escola.

 Durante 10 anos o curso de Pedagogia se reuniu no Encontro Nacional de Pedagogia (Enap). Este evento era destinado aos alunos, professores e especialistas da área para discussões sobre assuntos relacionados à educação. Em 2011, devido às dificuldades do Enap trazer os especialistas para o campus, o curso organizou a Semana de Pedagogia, que passou a acontecer a cada dois anos, intercaladamente com o Enap, que seguirá o mesmo formato e que ocorrerá no ano que vem.


Todas as notícias

comentários