Curso de Teologia do Unasp recebe nota máxima em avaliação do MEC

Escrito por Suzaeny Lima em 10 de março de 2016

Pr Ranieri Sales

Em avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), na semana passada, o curso de Teologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, ganhou nota máxima. De acordo com documento divulgado pelo MEC, o projeto pedagógico do curso “contempla, de maneira excelente, as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental”.

A avaliação é feita mediante uma série de critérios, entre eles titulação e tempo de dedicação dos professores, objetivo do curso, produção acadêmica, perfil dos alunos, estágio supervisionado, conteúdo curricular e metodologia. Entre notas que vão de 1 a 5, o curso de Teologia do Unasp ganhou nota máxima.

Segundo o diretor do curso, Emilson dos Reis, no cargo desde 2009, o êxito na avaliação se deve à colaboração dos professores, funcionários e alunos, bem como ao apoio dos diretores do campus e da reitoria do centro universitário. “Esse esforço conjunto e o resultado da avaliação, com nota máxima, traz alegria a todos nós. Essa é a nossa tarefa,  aperfeiçoar cada vez mais para oferecer o melhor curso aos nossos alunos e à Igreja”, afirma o diretor.

Educação Adventista

O Unasp faz parte da rede mundial de educação adventista, com instituições em 145 países, com mais de 1,3 milhão de alunos. Só no campus Engenheiro Coelho estão mais de 6 mil estudantes, que vão desde o ensino básico ao ensino superior, incluindo a pós-graduação. O centro universitário é formado por quatro campus, todos localizados no estado de São Paulo, sendo um deles de ensino à distância. O curso de Teologia é o mais antigo da instituição. Começou no campus da capital, em 1915, e no ano passado completou 100 anos. No decorrer do tempo, foi transferido para Engenheiro Coelho, onde está há 25 anos.

Em 2003, o curso foi reconhecido pelo MEC e de lá para cá já foram feitas três avaliações pela pasta do governo. Na penúltima, em 2012, o curso já havia sido bem avaliado com a nota 4. O diretor do curso conta que para esta terceira avaliação já esperava nota máxima, pois durante a conversa com os avaliadores eles afirmaram estar impressionados com a qualidade da graduação. E a nota veio. Anualmente, cerca de 120 alunos são formados em Teologia pelo Unasp e enviados para atuar em diversas partes do Brasil e do mundo.