Alunos doam sangue para o hemocentro da Unicamp

Escrito por Bruna Perales em 01 de outubro de 2013

O Unasp-EC realizou no dia 26 de setembro mais uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro da Universidade de Campinas (Unicamp). Aproximadamente 100 bolsas de sangue foram doadas durante a coleta, que aconteceu entre 9h às 12h. Na campanha estiveram presentes cerca de 80 doadores, entre alunos e funcionários da instituição. Para melhorar o atendimento aos doadores, um ônibus especializado esteve disponível no campus para a realização da triagem e da coleta de sangue.

De acordo com Kelly Costa, enfermeira responsável pelo campus, esta campanha incentiva os alunos e a comunidade a doarem sangue. “É uma parceria bem importante que agora o Unasp-EC tem juntamente com a Unicamp, até porque estamos bem afastados do centro. É uma forma de ajudar o próximo sem ir muito longe”, comenta Kelly.

O técnico hospitalar do Hemocentro da Unicamp e coordenador da campanha, Romano Gonçalves, explica que uma bolsa de sangue doada pode ajudar até três pessoas. “O sangue é dividido em três hemocomponentes, plasma, plaquetas e hemácias. No momento em que o sangue é doado, cada hemocomponente vai para um paciente diferente, então quando você está doando sangue não está apenas salvando uma, mas três vidas”, explica Gonçalves.

Para a estudante de Direito, Jéssica Goes, o ato de doar é gratificante. “Esta é a segunda vez que estou doando sangue e é gratificante saber que através deste gesto simples, você pode ajudar outras vidas, pessoas que precisam”, avalia Jéssica.