Alunos de Sistemas para Internet participam de palestra tecnológica

Escrito por Rafael Brondani em 30 de abril de 2013

O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Unasp-EC realizou uma palestra intitulada Amazon Cloud Computing com objetivo de apresentar soluções de formação tecnológica e específica para computação em nuvem. O evento aconteceu no laboratório de informática da Instituição e contou com a participação de cerca de 100 alunos.  A palestra foi ministrada à distância pelo professor José Papo da PUC-SP.

A computação em nuvens tem um conceito que vem do inglês, cloud computin, que utiliza a capacidade de armazenamento de dados em computadores e servidores compartilhados que estejam interligados por meio da internet.Através da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de ficarem atualizados nesta área.

O coordenador de atividades complementares, Percival Lucenna, foi um dos responsáveis pelo evento e contou que uma estrutura foi montada no laboratório. “Foram instaladas câmeras com zoom de 360 graus, o palestrante pode ver os alunos, e os alunos faziam perguntas em tempo real e eram respondidos na hora”, destacou Lucenna. Foi feita uma comunicação bidirecional e transmitida em dois laboratórios ao mesmo tempo.

Mostrar tendências do mercado foi um dos objetivos da palestra, explica Lucenna. “Os acadêmicos tiveram a possibilidade de ficar por dentro do que tem de mais novo em tecnologia. A plataforma de ensino à distância dá oportunidade de trazermos profissionais qualificados, que ajudam a ampliar o horizonte de nossos alunos, e mostrar o que ocorre no mercado mundial”, ressaltou.

José Papo é mestre em Engenharia da Computação pelo IPT e professor da PUC-SP. É técnico da Amazon Web Services na América Latina e já trabalhou na Microsoft, Tecban, TAM e CA.